SOBRE A CIDADE

Cachoeira, cidade que recebe o I Encontro Nacional de Educação Museal, está localizada no Recôncavo Baiano, na margem esquerda do Rio Paraguaçu e a cerca de 120 km de Salvador. As atividades do EMUSE se concentram no Centro de Artes, Humanidades e Letras da a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CAHL/UFRB): Rua Maestro Irineu Sacramento, s/n, Centro.

Fundada em 1531, Cachoeira possui um rico acervo colonial, sendo considerada a maior expressão do barroco da região e uma joia do Patrimônio Cultural Brasileiro. Não à toa, o seu conjunto arquitetônico e paisagístico, com aproximadamente 670 edificações, foi tombado pelo IPHAN ainda em 1971.

Com quase duas dezenas de comunidades quilombolas registradas, a cidade é um importante centro de preservação e manutenção da história e cultura afro-brasileiras, sendo palco de manifestações culturais bastante conhecidas, como a Festa de Nossa Senhora da Boa Morte e a Festa da Nossa Senhora D’Ajuda.

Cachoeira também se destaca pelo seu papel fundamental no processo de emancipação do Brasil, sendo reconhecida por isso como a segunda capital da Bahia pela Lei Estadual nº 10.695/07. O I Emuse será realizado no contexto da celebração do Bicentenário da Independência da Bahia e deve contribuir profundamente com todo o debate em torno da data e seus múltiplos significados.

Dentre as principais atrações turísticas da cidade, destacam-se a Casa da Câmara e Cadeia, na Praça da Aclamação, o Convento do São Francisco Paraguaçu (que fica no povoado de São Francisco do Paraguaçu, pertencente à Cachoeira), a Igreja da Ordem Terceira do Carmo e a Imperial Ponte Dom Pedro II. A Casa do Samba de Dona Dalva e o Memorial Irmandade da Boa Morte também são paradas obrigatórias para quem está de passagem pela cidade. Além disso, a cidade possui uma rica gastronomia, com pratos típicos como a tradicional maniçoba e preparos com carne do sol, peixes e frutos do mar. O tradicional Licor de Roque Pinto também não pode faltar.

Toda a riqueza histórico-cultural que emana de Cachoeira certamente inspirará as reflexões do I EMUSE e oferecerá uma proveitosa experiência aos participantes do evento.