Apresentada pela Diretoria de Museus (DIMUS) do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), a reunião preparatória do V Encontro Baiano de Museus vai apresentar a proposta do evento em primeira mão, levantando considerações para a construção e encaminhamento do Encontro, que está previsto para acontecer em 2023, retomando uma iniciativa cuja última edição ocorreu em 2013.

No V Encontro Baiano de Museus, serão expostas experiências entre museus, sociedade civil, instituições públicas e privadas, universidades e órgãos de gestão municipal, estadual e federal, com o objetivo definir diretrizes para o setor na Bahia. Participam professores, estudantes, profissionais e gestores da área, trocando conhecimentos e promovendo grupos de trabalho. Mesas redondas e debates com participação de especialistas complementam a programação.

Será também realizada a atualização do mapeamento das instituições museais dos 27 Territórios de Identidade do Estado da Bahia, instituições vistas como dispositivos estratégicos de aprimoramento dos processos democráticos, de inclusão sociocultural, de educação e desenvolvimento local.