Análise e contribuições para a eventual revisão da Portaria Ibram nº 579, de 29 de julho de 2021, e para o levantamento de propostas para a estruturação do Plano de Ação do Programa Pontos de Memória, a serem discutidos na ocasião da Teia Nacional da Memória, no âmbito do Fórum Nacional de Museus, em 2024.
Saiba mais sobre o Programa Pontos de Memória aqui

MANHÃ: 9h às 12h
Participantes serão divididos em dois grupos de trabalho temáticos.

• GT1 – Avaliação e proposições para a revisão da Portaria Ibram nº 579, de 29 de julho de 2021, que dispõe sobre a instituição do Programa Pontos de Memória no âmbito do Instituto Brasileiro de Museus.
  • GT2 – Avaliação e proposições para a revisão da Portaria Ibram nº 633, de 31 de agosto de 2021, que aprova o Regimento Interno do Comitê Consultivo do Programa Pontos de Memória.

TARDE: 14h às 18h
Participantes serão divididos em três grupos de trabalho temáticos para o debate e levantamento de propostas para o Plano de Ação Anual do Programa Pontos de Memória.

• GT Fomento: abrange ações destinadas a apoiar financeiramente os Pontos de Memória, destinando recursos para a execução de projetos culturais. Estes recursos são aportados por meio de editais e através de parcerias entre União, entes federados, instituições públicas e privadas.
  • GT Capacitação: abrange ações de capacitação e qualificação que têm como objetivo fornecer aos representantes de Pontos de Memória os referenciais conceituais e metodológicos para o desenvolvimento de projetos e ampliação de suas atividades.
  • GT Articulação: abrange ações voltadas para propiciar o contato entre Pontos de Memória e deles com instituições afetas ao tema da museologia social, sendo um importante instrumento de difusão do conhecimento e de troca de experiências. As principais ações deste eixo são as Teias da Memória, o Comitê Consultivo do Programa Pontos de Memória e o Cadastro Nacional de Pontos de Memória.