O EMUSE apresenta seis mesas temáticas compostas pelos trabalhos selecionados para compor a programação. As mesas foram organizadas pelo agrupamento temático dos artigos, teses, dissertações e relatos de experiência submetidos.

Mesa 6
Gestão das práticas educativas
Apresenta relatos de experiência relacionados à gestão das práticas educativas, proporcionando reflexões sobre a realidade dos setores educativos dos museus brasileiros.

Mediação: Paola Haber Maués
Licenciada e bacharel em Artes Visuais (2011), mestre em Museologia e Patrimônio (2014) e doutoranda em Artes. Atuou como coordenadora do Setor Educativo do Museu da Imigração do Estado de São Paulo (2015-2017). É membro da Rede de Educadores em Museus desde 2014, representando a REM SP durante o 7º Fórum Nacional de Museus em Porto Alegre (2017), que concluiu o processo consultivo de construção da Política Nacional de Educação Museal. Integrou o Grupo de Trabalho Eleições da REM Brasil (2020-2023), representando a região Norte.

Trabalhos a serem apresentados:

• Andréa Fernandes Costa – A inserção de adolescentes na equipe de um setor educativo: a experiência da Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional (UFRJ)
  • Daniel Vicente Santiago – Práticas educativas de Museologia Social no Museu do Homem do Nordeste, 2015 a 2019
  • Douglas Alves da Silva e Elisangela Castedo Maria Do Nascimento – Cardápio cultural: que projeto é esse?
  • Hellen Tauana Silva Batista – Estratégias Educacionais: Panorama das Ações Educativas do Museu Casa Kubitschek
  • Isabela Ribeiro de Arruda – O projeto de educação do novo Museu do Ipiranga
  • Jamille Maria Carvalho Barros – “Só pra ver como é”: quem (se) vê no museu e o que a mediação tem a ver com isso?
  • Mariana Jucá Rodrigues de Brito e Laura Rebeka Tavares de Souza – A contribuição do Setor Educativo do Memorial de Justiça para o Tribunal de Justiça de Pernambuco
  • Monalysa da Silva Borel Sarmento e Guilherme Andrade – Relato do Educativo do Museu Flamengo