O EMUSE apresenta seis mesas temáticas compostas pelos trabalhos selecionados para compor a programação. As mesas foram organizadas pelo agrupamento temático dos artigos, teses, dissertações e relatos de experiência submetidos.

Mesa 3
Parcerias e relações comunitárias
Traz como tema parcerias e relações comunitárias. Os trabalhos apresentam reflexões sobre relações entre museus e comunidades, museus e escolas, e outras ordens de parceria como forma de potencializar as práticas de educação museal.

Mediação: Teresa Marcon
Nascida em Curitiba, mas criada no mundo. Fez faculdade de Moda em Porto Alegre; ganhou uma bolsa e foi transferida para Araraquara, onde se formou. Começou a trabalhar com consultoria de imagem e abriu o primeiro espaço cultural dedicado à arte urbana da cidade. Retornou a Curitiba, onde prestou Museologia e se formou em 2022. Atualmente, dá aulas de História da Moda e da Arte no Solar do Rosário.

Trabalhos a serem apresentados:

• Andreza de Lima Damião, Larissa Salles Demétrio, Ana Clara Atanazio Cunha, Gabriela Nascimento dos Santos, Leandra Fernandes Lúcio e Willian Nascimento da Silva – Perspectivas educacionais: a potência da parceria entre as escolas municipais de Campos do Jordão (SP) e o Museu Felícia Leirner e Auditório Cláudio Santoro
  • Carla Renata Antunes de Souza Gomes e Flávia Maria Franchini Ribeiro – Educação para o Patrimônio no MART: diálogos com os professores
  • Fabiana Barros Pinho, Rusty de Castro Sá Barreto, Sineide Moreira Crisóstomo Sá Barreto, Celso Raley Sá Barreto de Freitas, Renan Victor Sá Barreto França, Ryan Calebe Sá Barreto França e Sandra Beltran-Pedreros – Parcerias setor privado e terceiro setor para impulsionar a cultura ambiental – Relato de um “case” de sucesso: Rede de farmácias Pague Menos e ECOMUSEU do Mangue (Fortaleza/CE)
  • Gabriela Pontin Novaes – As Fontes Históricas no Museu da Cidade de Salto-SP
  • Gustavo Nalva, Juliana Freitas Gueiros e Marina Gouveia – A experiência Museando
  • Maria Karla Belo da Silva Tavares, Bianca Scofano Barbosa, Pedro Paulo de Abreu Manso, Marcelo Pelajo Machado e Barbara Cristina Euzebio Pereira Dias de Oliveira – A Patologia vai à Escola: os cursos de formação continuada promovidos pelo Museu da Patologia do Instituto Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro
  • Yuri Sampaio Capellato Logrado – Museu de Alcântara: Consulta pública sobre uma nova expografia