O EMUSE apresenta seis mesas temáticas compostas pelos trabalhos selecionados para compor a programação. As mesas foram organizadas pelo agrupamento temático dos artigos, teses, dissertações e relatos de experiência submetidos.

Mesa 4
Patrimônios, territórios e comunidades
Apresenta discussões relacionadas aos patrimônios, territórios e comunidades. A partir de experiências comunitárias de educação museal e patrimonial, proporá reflexões para propostas de educação baseadas nas prerrogativas da Museologia Social.

Mediação: Brune Ribeiro da Silva
Bicha preta trans não-binária, pansexual, carioca suburbana, macumbeira e não-monogâmica, Brune Ribeiro da Silva é bacharela em História da Arte (EBA/UFRJ) e mestranda em Artes Visuais (PPGAV/UFRJ). Há 10 anos, trilha caminhos em educação museal, curadoria de arte, pesquisa, gestão cultural, produção de eventos e exposições. Integrante dos grupos de pesquisa “Educação Museal: conceitos, história e políticas” do Ibram/CNPq e “Artes.Museus” da UFRJ/CNPq, está como gestora titular da Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais do Rio de Janeiro (REM-RJ) e gestora suplente da Rede de Educadores em Museus do Brasil (REM-BR) na representação da região Sudeste. Sem vínculo profissional com instituições museológicas, dedica-se atualmente a diversos projetos culturais no campo das artes visuais e da educação museal. Recentemente, assinou o projeto educativo da exposição “Arte como trabalho: estratégias de sobrevivência – 2ª edição” e a curadoria da exposição “II Comover: Coreografias das Infâncias”.

Trabalhos a serem apresentados:

• Aline Guerra da Costa e Francislei Lima da Silva – Memórias à beira do ribeirão: as vivências de lavadeiras e carregadores de água como material educativo para uma ecologia dos saberes junto a crianças e jovens de Lambari/MG
  • Anarleide Cruz Menezes – Estudo do público visitante da I Exposição de Arte Sacra da Paróquia de São Jorge dos Ilhéus-Bahia-Brasil
  • Bárbara Silveira Abril – Ação Educativa Museal “Pelas Ruas de Ará”: O patrimônio arquitetônico do centro de Aracaju e a sua relação com a história da capital
  • Gilma Isabel R. D’Aquino, Lúcia das Graças Santana da Silva e Maria das Graças A. Santana – Vivências, práticas, sonhos e afetos: a experiência da criação do Museu Municipal de Oriximiná/PA
  • Henrique Falcão Nunes de Lima – Devolver o Ofá ao Oxossi que sempre foi: colonialidade e contra-narrativa na Oficina Francisco Brennand
  • Jones da Silva Gomes – Toca Tocantins teus Museus na Amazônia: Relatos de Educação Museal
  • Lucas Oliveira Fontoura Kugler e Guilherme Felipe Silva de Castro – Para uma educação patrimonial plural: Os desafios de um museu de imigração holandesa no interior do Paraná
  • Suzenalson da Silva Santos – “Pesquisadores(as)” & “Animadores(as)” museais indígenas na aldeia: a experiência intergeracional do Núcleo Educativo do Museu dos Kanindé no Ceará