O EMUSE apresenta seis mesas temáticas compostas pelos trabalhos selecionados para compor a programação. As mesas foram organizadas pelo agrupamento temático dos artigos, teses, dissertações e relatos de experiência submetidos.

Mesa 1
Perspectivas teóricas, epistemológicas e metodológicas do campo da educação museal
Apresenta discussões relacionadas às perspectivas teóricas, epistemológicas e metodológicas do campo da educação museal. Será possível conhecer trabalhos que refletem a produção teórico-epistemológica do campo, a formação e a capacitação de profissionais, bem como estratégias de organização deste para reivindicação de seus objetivos.

Mediação: Kamylla Passos
Atualmente está em um projeto de acessibilidade nos museus do Instituto Butantan, financiado pelo CNPq. Pesquisadora em Estágio Pós-doutoral no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. É doutora em Museologia pela Universidade Lusófona/Portugal, com a tese “Educação Museal e Feminismos no Brasil: silenciamentos, estranhamentos e diálogos a partir de um olhar interseccional e decolonial”. Mestre em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde na Linha de Pesquisa “Estudo de Público / Audiência”, pela Fiocruz/COC, onde trabalhou com Livros de comentários. Graduada em Museologia pela Universidade Federal de Goiás, onde trabalhou com ação educativa e públicos na monografia. Tem experiência em educação museal, desde 2013, atuando principalmente em museus e exposições temporárias, bem como projetos de arqueologia no âmbito da educação. Já atuou nas instituições Zanettini Arqueologia, Museu de Arte Contemporânea de Goiás e Museu de Astronomia e Ciências Afins, além de ter atuado como professora substituta na graduação em Museologia da Universidade Federal de Goiás entre 2021 e 2023.

Trabalhos a serem apresentados:

• Ana Gabriela Vasconcelos Cavalcante e Vitória Maria Araújo Pessoa – História como ciência: instigando a reflexão a partir da educação museal
  • Guilhermina de Melo Terra e Eliene Bina – Atuação dos museus enquanto sistema aberto: uma possível realidade
  • Karlla Kamylla Passos – As referências nas disciplinas de Educação nas graduações em Museologia
  • Moana Campos Soto – “E o Palavra se fez Carne”: a influência de Paulo Freire nos Museus e na(s) Museologia(s)
  • Suzana Gomez Pohia, Brune Ribeiro da Silva, Kamylla Passos, Mona Nascimento e Paola Maués – Educação museal, redes e profissionalização: as eleições para o Comitê Gestor da Rede de Educadores em Museus do Brasil.
  • Thatiana Antunes Vieira da Silva e Ana Cristina Prado de Oliveira – A educação museal no curso de Pedagogia da Unirio: um relato sobre o estágio em gestão educacional e a importância da parceira museus-universidade
  • Thiago Consiglio – Traduzindo uma Epistemologia da Educação Museal: Revolta e Resistência