O minicurso Educação Museal: conceitos básicos e práticas em Educação Museal tem como objetivo apresentar aos participantes conceitos basilares da Educação Museal, bem como refletir sobre experiências de práticas educativas em museus brasileiros. Ministrado por Andréa Costa e Ruth Vaz, profissionais que atuam e pesquisam o campo, terá como público prioritário pessoas interessadas em conhecer sobre o assunto, bem como professores/as da educação básica que buscam subsídios para a aplicação da educação museal na prática escolar.

Sobre Andréa Costa
Graduada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP), mestre e doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/UNIRIO). É docente do Departamento de Estudos e Processos Museológicos e da Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, bem como educadora museal na Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro (MN-UFRJ). Realiza atividades de pesquisa no campo da educação museal e na área da popularização da ciência, promovendo a concepção, execução e avaliação de programas, projetos e ações nos mesmos. Atua principalmente nos seguintes temas: Estudos de Público e Avaliação em Museus, História da Educação Museal, Mediação Humana, Formação, Acessibilidade Cultural, Colaboração Museu-Escola e Inclusão Sociocultural. Integra o Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia – OMCC&T, o Grupo de Pesquisa em Educação Museal (GPEM – MHN/IBRAM) e o Grupo de Pesquisa Educação, Museus de Ciências e seus Públicos. É cogestora do Comitê de Educação e Ação Cultural Brasil (CECA BR), vinculado ao Conselho Internacional de Museus (ICOM).

Sobre Ruth Vaz
Servidora do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), atuando no Núcleo de Educação Museal do Museu das Bandeiras, Museu de Arte Sacra da Boa Morte e Museu Casa da Princesa. Tem formação em Artes Plásticas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).