Com vistas a pensar as bases para um Programa Nacional de Educação Museal e o desenvolvimento do Programa Pontos de Memória, esta mesa reúne diferentes experiências que apontam caminhos possíveis para estas construções.

Com Fabiano Piúba, Lia Calabre, Luciana M. Gottschall e Nide Nobre
Mediação: Marielle Costa

Sobre Fabiano Piúba
Secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba é doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará e mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor, escritor, historiador e gestor cultural, foi secretário de Cultura do Estado Ceará (2016 a 2022), presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura (2017-2018) e presidente do Fórum de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura do Nordeste (2021-2022), sendo coordenador da Câmara de Cultura do Consórcio Nordeste. No MinC, ocupou o cargo de Diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (2009-2011 e 2014), além de coordenador-geral de Articulação Federativa do programa Mais Cultura (2008). Entre 2012 e 2013, esteve como diretor de Leitura, Escrita e Bibliotecas do CERLAC-UNESCO, organismo internacional ibero-americano com sede em Bogotá, Colômbia.

Sobre Lia Calabre
Doutora em história pela UFF. Professora do Mestrado Profissional Memória e Acervos da FCRB e do Mestrado Cultura e Territorialidades-UFF. Professora colaboradora da Universidad de la Nación – CURE – UDELAR – Uruguai. Chefe do setor de Pesquisa de Políticas Culturais da FCRB (2003-2019; 2023-atual). Coordenadora da Cátedra UNESCO de Políticas Culturais e Gestão. Líder do grupo de pesquisa do CNPq “Política cultural – história perspectivas contemporâneas”. Membro do CULT–UFBA e do LABAC-UFF. Foi presidente da FCRB (2015-2016). Organizadora e autora de diversos artigos e de livros, tais como: “Políticas Culturais no Brasil: dos anos 1930 ao século XXI” (Ed. FGV, 2009), “Políticas Culturais no Brasil: história e contemporaneidade” (BNB, 2010) e “Escritos sobre Políticas Culturais” (FCRB, 2019).

Sobre Luciana M. Gottschall
Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Gestão de Programas e Projetos Educacionais pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Mestre em Política e Administração Educacional pela UCB. Com 18 anos de experiência como Servidora Pública Federal da Educação, atuou como coordenadora de contratos no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Na assessoria da Presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), trabalhou no Planejamento Estratégico da Autarquia. Sua maior experiência profissional se concentra nas áreas de planejamento governamental e orçamento público, tendo desempenhado suas atividades na Subsecretaria de Planejamento e Orçamento do Ministério da Educação (SPO/MEC) como técnica em assuntos educacionais e, na Diretoria Financeira do FNDE, como assessora e coordenadora de planejamento governamental. Atualmente é Especialista em Financiamento e Execução de Programas e Projetos Educacionais no FNDE. Desde 2020, é responsável pela Gestão Orçamentária e Financeira do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Sobre Marielle Costa
Licenciada em Artes Visuais (2009). Servidora do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), é coordenadora de Museologia Social e Educação (COMUSE), área responsável pelas ações referentes à Política Nacional de Educação Museal e pela plataforma de difusão de conhecimento Saber Museu, além do assessoramento técnico aos setores educativos dos museus geridos pelo Ibram. Integra a Mesa Técnica de Formação e Capacitação do Programa Ibermuseus.

Sobre Nide Nobre
Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialização em Demografia pelo Centro de Estudos Demográficos (CEDEM), da Universidade de Havana (Cuba) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Experiência profissional nas áreas de Sociologia, Demografia, Arte e Patrimônio histórico e cultural. Pesquisadora associada ao Centro de Recursos Humanos (CRH) da UFBA. Professora de Sociologia da rede estadual e da Faculdade Baiana de Direito e Gestão. Coordenadora de políticas culturais com a juventude estudantil, por meio do desenvolvimento de uma pedagogia de projetos nas distintas linguagens artísticas (musical, fílmica, visual, fotográfica, literária, coreográfica e patrimonial), da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Atuou como membro do Conselho Estadual de Cultura e da Câmara de Patrimônio, assim como membro do Conselho Estadual de Comunicação.