EMUSE é primeira conferência temática prévia à 4ª CNC

O I Encontro Nacional de Educação Museal (EMUSE) também se configura como a primeira Conferência Temática prévia à 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), que será realizada em dezembro, em Brasília, com o tema “Democracia e Direito à Cultura”. Por isso, os trabalhos do evento também vão buscar responder à pergunta geradora do eixo 3 da CNC, “Identidade, Patrimônio e Memória”: de que forma a sociedade brasileira pretende garantir o direito à memória e aos bens culturais das populações que tiveram suas vozes apagadas, omitidas, desprezadas e preteridas na história oficial do país?

O eixo “Identidade, Patrimônio e Memória” da CNC objetiva debater e reconhecer o direito à memória, ao patrimônio cultural e aos museus, valorizando as múltiplas identidades que compõem a sociedade brasileira, os bens culturais expressivos da diversidade étnica, regional e socioeconômica, as narrativas silenciadas e sensíveis da história nacional, para a preservação de seus valores democráticos.

A Conferência Temática poderá encaminhar para a etapa nacional até três propostas prioritárias. No último dia do EMUSE, um painel será montado para esta escolha coletiva. Participantes devem acessar o link https://bit.ly/tematica4cnc para registrar sua proposta.